quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Transporte coletivo em greve, a estratégia do bode na sala. O povo acredita, e o que é pior: vota

Chega o dia em que o jacu resolve colocar um bode na sala. Diz que não há outra opção, que é uma medida necessária etc. O relacionamento com a família piora e a jacuzada passa a dividir a sala com o bode enquanto assiste à edificante programação da Rede Globo de Fornicação. Depois de um tempo, o jacu reúne a família e anuncia que vai tirar o bode da sala. Que fez um esforço, que encontrou uma alternativa. E o relacionamento melhora: ele é um bom pai de família, responsável, criativo etc.

A greve no transporte coletivo de Curitiba funciona assim, cria-se um problema e oferece-se uma solução. No primeiro dia da paralisação começa a plantação de notícias na famigerada mídia: a passagem pode subir. A passagem pode subir. A passagem pode subir. O passo seguinte na plantação de notícias: o super governador pode "subsidiar a passagem", "abater o ICMS do diesel", "receber o ICMS e repassar o dinheiro para a prefeitura" etc. Com o aval de jornalistas que raciocinam (sic) como bugis. Os inocentes úteis esquecem que a promessa é velha e não saiu do papel. O papel do jornalista é esquecer e ser usado.

Quando a eleição municipal chegar, o governador abraçará o candidato à reeleição e dirá que a "parceria" impediu o reajuste da passagem. A massa de manobra votará em peso e legitimará a continuidade da bandalheira, pois é só para isso que servem as eleições. Ficará tudo assim até o início do próximo ano, quando a passagem será reajustada. Idiotas reclamarão nos terminais, mas em 2014 haverá eleições estaduais e os mesmos cérebros de javali votarão no atual governador. Porque o povo merece tomar na bunda mesmo.

O golpe
E não custa lembrar: quando o atual governador era vice-prefeito de Curitiba, o prefeito viajou e deixou o reajuste da tarifa autorizado. O vice-prefeito simulou uma briguinha com o titular e "barrou o reajuste", como repetem os nauseantes cérebros de tamanduá. A briguinha era tão séria que o então prefeito, apesar de posteriormente ter sido condenado pela Justiça, ganhou uma secretaria no atual governo.

Porque o povo merece tomar na bunda mesmo.