quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sugestões ao CAOP-PJPMA-MP-PR

Ainda sobre a pedreira: a ação foi ajuizada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná. Já que tal órgão com nome de comitê soviético demonstra tanta preocupação com o bem estar da população curitibana, a ponto de interditar o local, exponho algumas dúvidas e sugestões. Quem tiver mais pode encaminhá-las para o e-mail mamp@mp.pr.gov.br.

1 - Shopping center em área de manancial pode? O que faz certo shopping então ao lado do Parque Barigui? O CAOP-PJPMA-MP-PR demonstrou alguma preocupação, em algum ponto de sua existência? Quem entrou com uma ação foi uma ong. Construir um caixote de concreto em área de manancial, fodendo de vez com o trânsito da região, pode?

2 - O CAOP-PJPMA-MP-PR já pensou nos proprietários da região central de Curitiba cujos imóveis não têm ligação com a rede de esgoto? Não? Por quê? Respirar esgoto é bom? Não tem mesmo outro jeito? A Sanepar e a prefeitura não entram na dança?

3 - O Rio Iguaçu é o segundo mais poluído do Brasil. Quem disse isso foi o IBGE em 2008. O CAOP-PJMA-MP-PR se preocupa com isso, ou só pensa em shows na pedreira?

4 - Promover um cortejo de 20 carros de corrida no centro da cidade, com os bólidos acelerando, estourando tímpanos e jogando fumaça, só porque o então prefeito não passava de um cabeça-de-purungo. Pode?

5 - Jogo de futebol, com briga, invasão de campo e ônibus depredados. Pode?

6 - Os rios da cidade estão podres. O CAOP-PJPMA-MP-PR alguma vez notificou a prefeitura, ou pensa apenas em sacolinhas plásticas?

7 - Construir condomínio de luxo em área de preservação ambiental. Pode?

8 - Morar às margens do Rio Barigui, em áreas de manancial na Cidade Industrial de Curitiba: pode? Jogar lixo no rio pode? Quais as providências?

9 - Antenas de celular: qual o risco? Alguém já fez uma pesquisa séria? A promotoria está preocupada com isso?

10 - Como se desfazer de um remédio em Curitiba? Podemos saber qual a destinação correta e onde levar, por favor? Posso ter certeza, para poder dormir ao menos uma vez tranquilamente, de que a promotoria está minimamente preocupada isso?

Mande suas dúvidas e sugestões para o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná! Se o nome do negócio já é uma burocracia sem fim, imagine as respostas.