domingo, 23 de janeiro de 2011

Enoteca Edevaldo Requeijão

Mais uma realização de minha futura administração em Curitiba, a capital-farol do grupo de planetas que gira ao redor de certa estrela de quinta grandeza: um memorial para homenagear conhecidos enólatras da província, todos austeros e probos administradores. Chamarei todos os arquitetos da capital-farol, além de mão de obra barata, para erguermos juntos esta obra que orgulhará os pósteros. Veja como será esse monumental edifício.

Térreo: estátua de Edevaldo Requeijão, com cinco metros de altura, em mármore; estudiosos analisarão suas madeixas e o cuidadosamente trabalhado butim (não será possível fotografar). Galeria Apolínea: série de estudos, em mármore e bronze, da anatomia de conhecidos e probos administradores. Construiremos um átrio e um jardim de inverno.

Primeiro andar: Biblioteca des Maurices, coleção dos melhores livros do mundo sobre a arte do vinho; Sala de Bourgogne, espaço para o dolce far niente contemporâneo, dos velhos aos novos de guerra; Sala dos Grãos, seção de livros sobre boa administração portuária; Sala de Hermes, arquivo de canalhices da imprensa contra boas administrações. Todos os meses haverá palestras com temas como "A Ação do Método Catártico" e "A Violência como Embrião das Sociedades Humanas".

Segundo andar: Pinacoteca Edevaldo Requeijão, colossal esforço para retratar os momentos marcantes na vida de inigualáveis estirpes. Destaque para "Coroação do Requeijão Napoleão Redivivo" (óleo sobre tela, 260 x 170 cm); "Edevaldo Magno Atravessa o Estige" (óleo sobre tela, 350 x 190 cm); "Ferreirinha nos braços da Walkirias" (acrílico sobre tela, 160 x 90 cm) e "Batalha nos Arredores de Antonina" (óleo sobre tela, 700 x 450 cm). No segundo andar também ficará a "Suíte Galleta", série de litogravuras que tem Netuno como personagem central lá na baía de Paranaguá. Destaques: "Poseidon na Ilha das Serpentes" e "Calado, Helesponto Reconquistado".

Terceiro andar: Sala de Baco, espaço para degustação de vinhos; Café Bon-Vivant (um amplo e arejado espaço com sofás e gamão); Charutaria Puebla.

Quarto andar: Museu Edevaldo Requeijão, onde será possível conhecer as taças usadas por grandes administradores, saca-rolhas, garrafas vazias, toalhas manchadas, tonéis, fotos de viagens, mapas, manuscritos sobre a catarse da violência, fuzis, escopetas, pistolas automáticas e rolhas cuidadosamente guardadas. Destaques: Chapoutier Ermitage le Pavillon; Colgin Cabernet Sauvignon Tychson Hill Vineyard; Chave Hermitage Cuvee Cathelin. Haverá um catálogo com todos os vinhos experimentados por probos administradores, bem como os de safras menores, servidos a assessores, assessoras de alcova, comissionados e blogueiros - dos hirsutos aos escanhoados.