terça-feira, 24 de novembro de 2009

Constatações sobre a capital-cocô, vol. VIII

Nem precisa fazer pesquisa, curitibano aprova tudo. Do início do horário de verão ao fim do horário de verão, do caixa dois da prefeitura a leis inconstitucionais, do fedor da cidade à perseguição à moça da Uniban. Tudo aprovado com antecedência.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Contra alarme chato não tem vereador macho

Os vereadores de Curitiba têm três atribuições: puxar o saco do prefeito, apresentar projetos inúteis e descansar. Por isso, quem pode deita e rola na capital dos jacus. Se você vier pra cá, correrá o sério risco de ser importunado por algum alarme ridículo, de carro ou casa, a qualquer hora do dia ou da noite. Porque em Curitiba o único direito que existe é o direito de propriedade: quem tem manda; quem não tem obedece, fica quieto e ainda vota nos bostas que nada fazem na prefeitura e na Câmara. A lei municipal diz o seguinte: se o alarme persistir por quinze minutos, o responsável fica sujeito a multa. Só que experimente ligar para a “fiscalização” da prefeitura para ver no que dá. Dá em nada. E tem mais: como a tolerância é de quinze minutos, o alarme funciona por, digamos, dez minutos. Dá dois minutos de folga e recomeça um novo ciclo de quinze minutos. Enquanto isso, as otoridades fingem preocupação com cigarros fumados sob marquises. Meu sono não interessa, o que interessa é essa patética cruzada contra cigarros. Porque não tem homem na prefeitura nem na câmara para peitar as dondocas e os cavalos vestidos que instalam alarmes até dentro do rabo. É que a prefeitura está cochilando, como diz o próprio prefeito; já os vereadores têm apenas três funções: puxar o saco do prefeito, apresentar projetos inúteis e descansar. E não têm cérebro para fazer as três coisas ao mesmo tempo. Primeiro eles puxam o saco do prefeito, depois apresentam projetos inúteis. Depois de uma nova puxadinha no saco do prefeito, aproveitam o restante da semana (uns quatro dias, pelas nossas contas) para descansar.

Quem não gostou que vá passear de Interbairros II com a Maria Louca - a original, não o governador.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Beto "cochilando" Richa

O prefeito falou sobre os radares. Disse que a Urbs pode ter dado uma "cochilada" ao não desligar o equipamentos, como determinou a justiça. Só se mudou de nome! A Urbs não cochila, o que eles fazem por lá é fingir que estão dormindo, para a empresa que lucra com os radares continuar lucrando. E fazem isso há mais de uma década. O único que cochila na prefeitura é o prefeito. Está cochilando desde quando era vice daquele que hoje é secretário no Distrito Federal, quando a empresa que lucra com os radares já lucrava. Enquanto ele cochila e baba na camisa de marca, a macacada mete a mãozona peluda no jarro. Aos olhos da macacada, é só pra isso que ele serve. Em 2010, inclusive.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Justiça detona lei antifumo em SP e no Rio. Bem feito! Agora só falta no arraiá da jacuzada

A justiça declarou que são inconstitucionais a leis antifumo aprovadas pelos deputados de São Paulo e do Rio de Janeiro. As decisões são da última terça-feira e têm o mesmo teor: uma lei superior, a lei federal 9.294/96, permite a instalação de fumódromos. Os juízes também entenderam que os donos de bares, restaurantes e casas noturnas não podem ser responsáveis por fiscalizar seus clientes – possibilidade que, cá entre nós, só existe dentro da cabeça de legisladores analfabetos. Bem feito pra eles. Agora resta esperar que essa lei ridícula também seja declarada inconstitucional em Curitiba, o arraiá da jacuzada.

E cabe um comentário sobre certos vereadores e deputados: se uma lei federal já proíbe o fumo em locais públicos fechados, pra que leis municipais? Se o prefeito de Curitiba está "tão preocupado com a saúde das pessoas", por que não fez cumprir a lei federal? Por que a prefeitura não fiscaliza sua aplicação? Ora, porque não está nem aí para a saúde das pessoas. E porque, nesse caso, o prefeito não sairia na foto em jornais. Se a lei federal 9.294/96 permite os fumódromos, por que os “legisladores” fazem leis contrárias? 1 - Porque são idiotas que desconhecem o ordenamento jurídico brasileiro; 2 – Porque querem aparecer; 3 – Porque querem obrigar associações, sindicatos e outras entidades de classe e contratarem advogados para recorrer à justiça; 4 – Porque querem dar mais trabalho para o poder judiciário, que precisa perder tempo analisando leis ridículas.

Certos legisladores não são gente, são merda em forma de gente.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cidade de caipiras nem cinema tem

Quem quer saber de cultura por aqui? Querem saber é do feirão do automóvel. Diante disso, restava à prefeitura de Curitiba acabar com os históricos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba: primeiro foi o Guarani, que ficava no bairro Portão. Depois o Ritz. E agora fecharam o Luz. Eram os cinemas que tinham uma programação diferenciada, fora do grande circuito. Há 15 ou 20 anos, Curitiba chegava a entrar na rota de algumas mostras de cinema, agora não tem mais nada. Quem quiser ir ao cinema agora só verá os filmões que vêm dentro de latas, em shopping centers, onde tem que pagar estacionamento, esperar na fila pra estacionar o carro, esperar na fila do elevador, esperar na fila da bilheteria, esperar na fila pra entrar no cinema, esperar na fila pra pagar o estacionamento, esperar de novo na fila do elevador, esperar de novo na fila do estacionamento etc etc etc. Parabéns, cidade de caipira é isso aí! Continuem votando! E parabéns ao presidente da Fundação Cultural de Curitiba, a FUCUCU.

Pra finalizar, uma história sobre o imperador Dom Pedro II. Consta que, certa vez, o imperador viajou ao sul do país e passou uma noite em Curitiba. Ao voltar à corte, perguntaram como era a vila. “É basicamente um lugar de caipiras”, teria respondido Dom Pedro II. Nada mais justo, imperador. Nada mais verdadeiro, imperador. Nada mais atual, imperador!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mais um crime em bar sertanojo

Curitiba teve mais uma morte registrada em um bar sertanojo neste fim de semana. Um debilóide ficou brabinho por não poder sair com uma garrafa de lavagem, digo, cerveja da pocilga, apanhou a arma no carro, deu a volta na quadra, voltou e meteu pipoco em todo mundo. Um garçom morreu e quatro pessoas ficaram feridas. Foi na madrugada de domingo. Há alguns meses, seguranças-macacos desceram o braço em um frequentador de outro chiqueiro sertanojo. Mas, venhamos e convenhamos, esperar o que de quem ouve essa desgraça? Só cagadas mesmo. O engraçado é que, quando se trata desta imundície que é o sertanojo, não aparece nenhuma otoridade muito preocupada com a segurança, a educação, as normas básicas de higiene, etc. Show na Pedreira não pode mais, porque meia dúzia de caipiras não querem - e os caipiras da justiça, que vivem de férias, assinam em baixo. Mas sertanojo, onde rola tiro, ignorância e fedentina, aí pode. É capaz até de darem incentivos fiscais para esta matilha de analfabetos funcionais. Quem não gostou que vá catar piolho nos saguis do Passeio Público.